terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Formei em direito. E agora?

Se você quer trabalhar na iniciativa privada, vai ter que tomar uma decisão:

1) Concorrer por bons empregos em escritórios estabelecidos ("big law") ou grandes empresas; 

Ou 

2) Atuar sozinho, num nicho específico e lucrativo.

PARA ATUAR EM GRANDES EMPRESAS E ESCRITÓRIOS GRANDES

Faça um portfólio bem bonito, encadernado. De preferência com papel de boa qualidade.

Coloque lá os principais trabalhos que já tenha realizado: contratos, petições, requerimentos, etc. (se não tiver realizado nada disso, gaste um mês em trabalho voluntário, para ganhar experiência).

Leve-o consigo para entrevistas de emprego, ou apresente-o voluntariamente para seus professores. Se não tiver contatos bons no mercado, tente comparecer a palestras e eventos e apresente a pasta para os palestrantes ou para os presentes.

Diga assim: "Essa é uma demonstração da qualidade do meu trabalho. Quero uma oportunidade para trabalhar com o senhor".

É das melhores técnicas que existem.

PARA ATUAR SOZINHO

Escolha dois ou três temas que sejam ao mesmo tempo difíceis e para os quais haja grande circulação de negócios no ambiente em que você vive.

Atenção: Não basta que o tema seja difícil. Direito dos satélites é difícil, mas é um mercado muito restrito. Direito aplicável a contratos de "influencer" é, simultaneamente, algo especializado e para o qual o mercado está fervilhando.

Escreva artigos bem práticos para as áreas escolhidas e divulgue-os na internet. Não tenha medo de entregar o ouro. Dê uma solução honesta, cheia de precisão e detalhes.

Visite alguns escritórios de porte pequeno ou médio e ofereça cooperação técnica na realização dos serviços, de modo que você atue como um tipo de consultor associado.

Em poucos meses, você deve ter um volume de negócios suficiente para permitir a ampliação das áreas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.